FORÇAS PESSOAIS
Porque descobrir as minhas forças pessoais e utilizá-las sempre que possível?
Mihaly Csikszentmihalyi, um dos fundadores da Psicologia Positiva definiu o "flow", que leva ao engagement (compromisso), como um estado de atenção focada, caracterizada por uma mente clara em harmonia com o corpo, concentração sem esforço, perda de autoconsciência, atemporalidade e prazer intrínseco. A origem disso está em sua teoria: quando nossos talentos e pontos mais fortes encontram as demandas, o trabalho começa a fluir. Quando identificamos essas forças, consciente e inconscientemente, nos engajamos no trabalho e nas atividades que nos fazem mais confiantes, produtivos e valorizados. Devemos aprender novas formas de usar nossas forças pessoais para produzir maior número e duração das experiências de flow.
Como funciona?
A economia está mudando rapidamente de uma economia de dinheiro para uma economia de satisfação. Portanto, você pode ter um trabalho muito mais satisfatório se colocar suas forças pessoais em ação, de preferência todos os dias. Entretanto, você não precisa necessariamente mudar de emprego ou profissão. Você pode, com criatividade e boa vontade, reformular a forma como você todos os dias desempenha as suas atividades profissionais.
A opção por uma situação em que todos ganham e obtêm vantagens com o uso de forças pessoais traz claros benefícios. Esta abordagem torna o trabalho mais agradável, transforma a atividade profissional ou a carreira em vocação, aumenta a sensação de plenitude, favorece a lealdade e é decididamente mais lucrativa. Além disso, encher o trabalho de gratificação é um largo passo na construção de uma vida agradável. Portanto, lembre-se sempre, enquanto estiver trabalhando, de que quanto mais você utilizar suas forças mais chances você terá de entrar em flow e ter mais gratificação interior, saúde mental, além de desenvolver um ciclo de aprendizado emocional que aprimorará evolutivamente a sua performance diária.